Tartamudo


Eduardo Mateo

Ocupación Músico, Cantautor
Ángel Eduardo Mateo López (Montevideo, 19 de septiembre de 1940 – ídem, 16 de mayo de 1990), músico y compositor uruguayo, fue uno de los grandes representantes de la música popular en su país. Compuso innumerables canciones, candombes, baladas y bossa novas como solista o junto a otros importantes artistas y conjuntos (Rubén Rada, Horacio Buscaglia, Estela Magnone y El Kinto entre otros), muchas de las cuales las compuso para la cantante Diane Denoir, a quien acompañaba en los Conciertos Beat, en televisión y en varios discos. En 1994 fue publicado Razones Locas/El paso de Eduardo Mateo por la música uruguaya, una biografía escrita por Guilherme de Alencar Pinto.

Montevidéu ou Montevideu (em castelhano Montevideo) é a capital e maior cidade do Uruguai. É também a sede administrativa do Mercosul, da ALADI e capital do departamento homônimo, o de menor extensão entre os dezenove existentes no país. Localiza-se na zona sul do país, às margens do rio da Prata e é a cidade latino-americana com a maior qualidade de vida e se encontra entre as 30 cidades mais seguras do mundo.
Em 2004, possuia uma população de aproximadamente 1.325.968 habitantes. Porém, considerando sua área metropolitana, Montevidéu alcança 1.668.335 habitantes, aproximadamente a metade da população total do país.
A cidade se encontra em uma zona geográfica que se caracteriza como a rota principal de movimentação de cargas do Mercosul. Por sua vez, conta com uma baía ideal que forma um porto natural, sendo o mesmo o mais importante do país, pela qual saem e entram as mercadorias que se importam e se exportam.

El Pancho (se pronuncia P Â N T I O). Bueno, o pancho é uma espécie de cachorro quente ou hot-dog, que contém basicamente pão e salchicha (acá se dise SALTITIA) ã? É o prato mais tradicional no Uruguay, (depois da parrilla) e também o mais barato (bem ao contrário da parrilla). Cai muito bem com uma mostarda que só tem aqui. Com uma coca-cola então…bah! Adios ressaca!

Na foto acima, de lá pra cá: Carlito, Zelito, Lucas (o médico) y yo
(que se pronuncia tanto JÔ, como DIÔ, é comum também ouvir XÔ),
mas sou eu mesmo.

Ao fundo Punta Carretas, o lugar mais ao sul deste País.

Luci, Lukéko, eu, Caíto e Zé na Rambla.

Eduardo Mateo morreu como um indigente. Depois foi considerado um gênio. Influenciou uma geração de músicos e, de certa forma, deu uma cara mais rock’nRoll ao candombe. Junto a esta Fundación, funciona o Tartamudo, que é um porão onde rola som toda semana. Dizem que era um Café antigamente, onde se ouvia um bom Tango, e o porão era o lugar onde a gurizada ensaiava.

Tartamudo quer dizer gago, é o nome de uma música de sucesso de Mateo, e também onde foi o show de Daniel Drexler, irmão do hôme, bruxo do Zé, que nos convidou pra dar uma canja. Agora tá tudo explicado. O que nos trouxe ao Uruguay foi aquela conversa que o Zelito teve comigo em Santa Rosa enquanto eu montava o acampamento no Musicanto de 2000 e vai sabê!
Tá entendendo!?!

Eis a banda após o show. Da esquerda para a direita
em pé: Pirisca, Fede Righi (baixo), Zelito, Lucas, Sebastián e Javier Cardellino (percussa)
agachados: Pablo Grinjot (Argentina) e Daniel Drexler (nosso anfitrião)

Amanhã tem carne assada com a banda na casa dos Drexler. Vamo torcê pra rolá um som e que a gente possa mostrar alguns temas pra eles, né che?

Vô nessa moçada. Aqui no Red Hostal o café é só até as 11:00. Tenho que dá uma descansadita pra ajudá na pilota amanhã. Boa noite galera. Se falemo. Não deixem de comentar que é um estímulo. As vezes a coisa trava. Mas não floxêmo!!! Fui

Anúncios

2 respostas em “Tartamudo

  1. e aí che!que jornada!ta lindo o blog!!!muito bom os texto,aliás,essa nossa vidinha é que anda maravilhosa!Graças a musica,graças a DEUS!!!”olha pra frenrrrrrrr!”vem mais…Moenda,Cooperas,Buenos Aires…só coisa boa!!!é nois!tamo junto,meu velho!valeu!axé!
    até breve!abrazzzz zelito

  2. olha, eu tb to nesse blog rrrrapã!!! ótimo espaço…amei tudo inclusive ter convivido com vcs!
    tudo de bom na Moenda e até as próximas…bjs Luci.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s