Recital

Chegamos em Uruguaiana a tempo de participar do Sarau Poético com os Alunos de Teatro da ELBA (Escola Livre de Belas Artes), dirigidos pelo Professor Miguel Ramos na Biblioteca Prado Veppo na noite de sexta (21).

O Tema principal foi o poeta uruguaianense Alceu Wamosy.
Mas também foram declamados poemas de Mário Quintana, Nei Duclós, Vera Ione Molina, Carlos Carvalho, Marina Coelho, Rafael Ovídio da Costa Gomes e Colmar Duarte.

Eu citei “O Espelho”, poema do Colmar que musiquei e diz, + ou – assim:

“Quem é esse homem estranho
que com seus olhos castanhos
me observa do espelho?
Acaso será o avesso
de alguém que foi esquecido
e de si anda perdido
como muitos que conheço ??

Olho e não me reconheço
nesse rosto envelhecido.

Os olhos onde o espanto
punha brilhos, viram tanto
e estão opacos assim
O Tempo sulcou as marcas
nesse rosto como tarcas
de uma contagem sem fim

Na alma não envelheço
porisso me desconheço
na imagem gasta do espelho
Aparo a barba grisalha
passo o pente no cabelo
ao tempo que me convenço
não sou meu corpo que vejo
refletido a minha frente
Sou as ideias que tenho
eu sou aquilo que penso

Porisso esse não sou eu
e a alma que Deus me deu
continua a mesma ainda
Entendo melhor agora
porque ela irá embora
quando o coração parar

O espelho nos ensina
que o que vemos se termina
e o eterno estará sempre
muito além do nosso olhar…”

Tive a felicidade de ser amadrinhado pelo veterano Kako ao piano.
Ele que é o “Muso Inspirador” desse poema.

Reza a lenda que…
Anos depois da 1ª Califórnia, o Colmar encontra o Kako e comenta:

– Mas tu não envelhece nunca, tá com a mesma cara de anos atrás!!!

E o cego responde:

– Deve ser porque eu não me enxergo no espelho.

Genial!

4 respostas em “Recital

Deixe um comentário

